horários Seg. a Sex. - 6.00 AM to 22.00 PM Sab - 6.00 AM to 12.00 PM
Telefones +55 41 9995-9623
Email ninjutsudojo@hotmail.com

História

A história dos Samurais e o Bushido

Durante anos os filmes americanos tentaram mostrar aos ocidentais como uma espécie de super-herói , um quimono de cowboy e cabelo em um rabo de cavalo, muitas vezes confundida com ninjas .
Mas, realmente, quem era ele? No geral, o Samurai era o guerreiro da era feudal no Japão, dominou o país por quase 8 séculos ( VIII ao século XIX ) , ocupando o mais alto status social enquanto houve a ditadura militar japonês chamado xogunato ou Bakufu. Sua influência é sentida até hoje na maneira de viver e de pensar do povo japonês.

Mas o que realmente virou aquele guerreiro em um único ser entre as figuras militares da história foi o seu famoso Código de Honra (Bushido, o Caminho do Guerreiro), onde o Samurai destina a servir seu mestre com o máximo esforço, lealdade , coragem e, se necessário, segui-lo até a morte, e incluindo outras, como a busca da perfeição nas artes militares, a preocupação com a reputação, principalmente pessoal e aceitação da morte a qualquer momento, sempre que uma causa justa e honrosa.

Dentro dessa perspectiva, toda qualquer classe de guerreiros tinha uma grande preocupação com o treinamento militar, como seria para o Samurai? Foi através da prática de artes marciais que o Samurai não só aperfeiçoou sua técnica mas também reforçou o seu espírito. Em vez de atingir um alvo com sua flecha ou cortar alguma coisa com sua espada, Samurai sempre procurou refinar seu espírito, com a auto-disciplina e auto-controle, para que desta forma estivesse sempre preparados para as situações mais adversas.

E foi esse outro lado das artes marciais que salvou da extinção quando o final do Samurai como uma classe veio em 1868, por ocasião da Restauração Meiji. Estas artes foram compreendidas por todos como útil não só ao serviço da guerra, mas também para quem tem de superar os obstáculos em sua vida diária, onde a tranquilidade , controle, disciplina e confiança necessária.

Atualmente, a maioria destas artes recebeu seu nome terminando em ” Do “, que significa “caminho”. Explicando de uma maneira bem simples, um caminho não é um fim em si mesmo. Ninguém anda por um caminho apenas andando em uma estrada. Ele é o único que leva a um certo ponto, um lugar onde você quer ir. Da mesma forma, ninguém pratica, por exemplo, o Kendo (Arte ou caminho da Espada) para cortar as pessoas com perfeição, mas pratica-lo para obter certos benefícios que a arte marcial podem fornecer fisicamente e psicologicamente .

Foi para preservar e implementar forma mais dinâmica e completa, através de uma metodologia totalmente inovadora e facilmente compreensível para o ocidental, o Sensei Jorge Kishikawa criou o método Kir, profundamente baseado no antigo Bushido. Nela está contida a essência do espírito Samurai e todos os aspectos que tornaram este último uma lenda viva corajoso e destemido. Além disso, você pode agora aplicar todos que também busca vitória e sucesso em suas vidas diárias.

Bushido
( Bushi = guerreiro, Do = caminho).

Filmes como “O Último Samurai” têm atraído recentemente interesse da mídia e do público em geral sobre o tema do Bushido , isto é, o código de honra e ética Samurai. Não é de admirar o porque isso acontece em nossa sociedade ocidental, tão necessitado de valores éticos e tradicionais. A sociedade japonesa , no entanto, tem fortemente a influência do Bushido, mesmo no presente, e essa visão de mundo tem sido um importante fator para posicionamento do Japão como uma potência mundial.

Bushido não é novo para os alunos do Niten Instituto , pelo contrário , é uma parte importante do treinamento. É transmitido através do método de KIR e definido pela formação constante. Respeitado pelo Sensei, por sempais ( colegas mais velhos na arte ), o material e as lições aprendidas são legados diretos do código Samurai de honra.

A história do Bushido

Bushido surgiu e se consolidou junto com a história do Samurais, durante os períodos Heian Tokugawa .

As virtudes de Bushido são:

Justiça (GI)
Coragem ( YUU )
Benevolência ( JIN )
Cortesia (REI)
Sinceridade ( Makoto )
Honra ( Meiyo )
Lealdade ( Chuugi )

Eles tiveram suas origens em três correntes principais do pensamento filosófico e religioso : Budismo, Xintoísmo e Confucionismo .

Do Budismo, o Bushido herdou desapego pela vida e coragem para enfrentar a morte. A relação com a sociedade e a importância do nome da família vem do confucionismo. Do Xintoísmo , o Bushido ganhou a lealdade é tão importante para o Samurai.

Para o Samurai era preferível a morte antes da desonra. A desonra é algo que permaneceu , maculando toda a família: esta era uma vergonha que nenhum Samurai poderia suportar.

Uma das obras mais importantes sobre Bushido é o Hagakure , ou “Folhas ocultas ” escrito por Yamamoto Tsunemori, um Samurai da província de Saga, do século 17. A aceitação resoluta da morte é clara na passagem que se lê ” o Bushido envolve sempre escolher a morte, quando há uma escolha entre viver e morrer. ”

O grande Samurai Miyamoto Musashi, inspirando Instituto Niten e fundador do estilo praticado nesta instituição, escreveu em seu livro, Go Rin No Sho : ” O Caminho do Guerreiro é a aceitação resoluta da morte. ”

Desde 1993 , o Bushido é aplicada e ensinado no Instituto Niten, e isso se faz um grande sucesso, uma surpreendente recuperação do potencial humano através da prática de estilos tradicionais da espada Samurai.

Porque mais importante do que estudar, ler ou assistir filmes sobre Bushido é a experiência na vida diária. A única maneira de compreender a essência do Caminho do Guerreiro .